quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Campanha Contra a Dengue

A SUCAM em parceria com a Secretaria Municipal de Educação realizaram a Campanha Contra a Dengue, buscando a participação das escolas municipais, onde os alunos trouxeram garrafas pet, que serão utilizadas na confecção de enfeites natalinos em nossa cidade. Esta campanha além de conscientizar a comunidade quanto à educação ambiental, teve como brinde um delicioso picolé para as crianças.








segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Trocas de experiências entre colegas e trabalho em grupo.

No dia 19/09/2014, a professora Míriam, do 5º ano de escolaridade, trabalhou com o monitoramento em sala de aula, com o conteúdo de Matemática, sobre fração. Esta  foi uma estratégia pedagógica que a professora utilizou com objetivo de trocas de experiências entre os colegas e o trabalho em grupo de forma dinâmica e organizada.






Salada personalizada!

Complementando a alimentação das crianças e estimulando os alunos a comerem salada; as auxiliares da cozinha Teovânia e Telma, juntamente com a cantineira Líbia, resolveram personalizar a salada, com as iniciais da escola:

                                                          
. E adivinhem o que aconteceu: não sobrou nada. As nossas  auxiliares de serviço estão de PARABÉNS!


Conscientização para o dia do idoso.

No dia 22 de setembro de 2014,  os alunos dos professores Adelice, Ormesinda e André, da E. M. Higino Guerra, participaram de uma passeata em parceria com a Assistência social, com o objetivo de promover o respeito e a valorização dos idosos.

É importante ressaltar que o idoso tem um papel importante em todas as sociedades. Eles são líderes, trabalhadores, aposentados, detentores de sabedoria, avós, cuidadores e voluntários. 
1º de outubro é o Dia Internacional do Idoso.

Assim o Dia Internacional do Idoso serve para:
- homenagear as pessoas idosas, comemorar as conquistas;
- conscientizar todas as populações sobre a importância das mudanças de atitudes para com os idosos;
- instituir reflexões acerca das necessidades dos idosos e buscar formular estratégias, políticas e práticas em todos os setores, buscando concretizar as enormes potencialidades do envelhecimento no século XXI;
- que os idosos se realizem plenamente em seus direitos, consigam envelhecer com segurança e dignidade, participando na vida econômica, política e social tendo a oportunidade de se desenvolver até nos últimos anos de vida.



Campanha contra a dengue




Campanha Combate a Dengue, realizado em março pelas as educadoras em saúde: Amélia e Marilane teve como ganhadores a sala do 2º ano vespertino turma da  professora Suely, pois  foram os que trouxeram o maior número de objetos que poderiam servir como um possível criadouro do Aedes Aegypti a entrega dos brindes ocorreu no dia 18/09/2014 .

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Leitura Deleite: O salão dos bichos.


Uma das atividades do Pacto Nacional pela Alfabetização é a Leitura Deleite. O trabalho tem como objetivo despertar nos alunos o gosto pela leitura e apropriação do sistema de escrita alfabética. Essa semana professores da Escola Municipal Higino Guerra, utilizando o recurso de mídias educacionais, levaram seus alunos para o Laboratório de Informática para trabalharem o livro: O salão dos Bichos; autor: Hugo Ribeiro de Almeida. E a partir deste livro irão trabalhar diferentes gêneros textuais como; listas, agenda, textos científicos.




quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Com o trabalho em equipe:
Escola - Alunos - Família, conseguimos mais uma vez ultrapassar a média do IDEB.
Acreditamos que na escola pública podemos fazer a diferença!

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Jogo Disco Mágico

Professora Celia trabalhando com seus alunos um jogo sugerido pelo PNAIC - DISCO MÁGICO, com o objetivo de composição e decomposição de números em suas diferentes ordens, bem como a adição e a subtração (desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático ). Foi um jogo muito interessante que chamou bastante atenção dos alunos deixando um gostinho de quero mais







.

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Trabalho Folclore 5º ano

Os alunos da professora  Miriam encerraram o Projeto Folclore com apresentação de teatros e comidas típicas. Sabe-se que o folclore representa o mais alto valor de uma nação, pois está presente em todos os momentos de nossa vida, seja na canção de ninar, nas histórias, nas comidas típicas, nos trajes típicos, nas danças, nas músicas,  nas cantigas de roda e brincadeiras e até mesmo na maneira de falar.





Gênero textual Agenda

A professora Celia juntamente com seus alunos concluíram  mais uma atividade do PIP, com o uso social da escrita, bem como outros portadores de textos que se tem como referência a ordem alfabética. Agradecemos a participação da diretora Cida e da supervisora Abadia, bem como a presença de Eunice e Maria Lenice (PIP Municipal), que prestigiaram a atividade realizada.







Jogo Tapetinho

As professoras Bibiana e Aline estão desenvolvendo um trabalho  de jogos com os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, no qual  eles aprendem de forma criativa e prazerosa  o Jogo do Tapetinho. A atividade  antecede o trabalho com o Quadro Valor de Lugar (QVL) nas séries iniciais. O jogo trabalha a adição e subtração no concreto e a transformação de unidades em dezenas e de dezenas em centenas. Ganha o jogo quem chegar na centena primeiro. A professora observa que  com a realização do Jogo do Tapetinho vem demonstrando resultados positivos de aprendizagem.