quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Preparando nossos alunos para - ANA Avaliação Nacional da Alfabetização


   Os alunos do 3º ano das Professoras Celia Martins  e Maria Betânia, estavam todos empolgados ao responderem perguntas referentes a um Simulado da avaliação ANA QUE É A Avaliação Nacional da Alfabetização – COLOCAMOS  O DATA SHOW NAS SALAS E ELES IAM LENDO AS QUESTÕES E MARCANDO NO GABARITO. Realmente foi um sucesso!!
Esta avaliação - ANA produzirá indicadores que contribuam para o processo de alfabetização nas escolas públicas brasileiras. Para tanto, assume-se uma avaliação para além da aplicação do teste de desempenho ao estudante, propondo-se, também, uma análise das condições de escolaridade que esse estudante teve, ou não, para desenvolver esses saberes.

Assim, a estrutura dessa avaliação envolve o uso de instrumentos variados, cujos objetivos são: aferir o nível de alfabetização e letramento em Língua Portuguesa e alfabetização em Matemática das crianças regularmente matriculadas no 3º ano do ensino fundamental e as condições de oferta das instituições às quais estão vinculadas.
 


quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Sistema monetário - PNAIC

Realizando mais uma atividade do Pnaic, as professoras alfabetizadoras da Escola, desenvolveram várias atividades sobre o sistema monetário do nosso país.


sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Projeto Halloween

     Com o objetivo de conhecer a cultura do povo, da língua que se estuda, a professora de inglês, Larice Aparecida de Morais, desenvolveu o Projeto Halloween.
      O projeto envolveu a confecção de cartazes informativos, enfeites típicos do evento e decoração do pátio da Escola pelos alunos; apreciação de vídeo informático; aprender a cantar e traduzir uma música sobre  o tema; brincadeiras e desfile de fantasias.





quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Provas do Programa de Avaliação da Aprendizagem Escolar - PROALFA e do Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica – PROEB.


Alunos do 3º ano e 5º ano
Realizam provas do Proeb e Proalfa

Os alunos do 3° ano e 5° ano do Ensino Fundamental realizaram neste dia 05 e 06 de novembro as provas do Programa de Avaliação da Aprendizagem Escolar  - PROALFA e do Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica –  PROEB.
Estas avaliações são de extrema importância para a Secretaria Municipal de Educação e para as escolas, uma vez que geram informações essenciais sobre o desempenho dos estudantes no processo de alfabetização e no desenvolvimento das capacidades de leitura e matemática.
Os programas de avaliação foram criados pelo Sistema Mineiro de Avaliação da Educação Pública (SIMAVE), com o objetivo de identificar necessidades, problemas e demandas do sistema e das escolas, auxiliando no planejamento de ações em diferentes níveis e momentos que visem o desenvolvimento do ensino público.









Repasse das instruções do Proeb e Proalfa


REUNIÃO
PROALFA - PROEB
Diretora Cida Costa fazendo repasse das instruções do Proeb e Proalfa (são as avaliações externas ) para professores e pais que irão participar deste momento de suma importância para nossa Escola.
As professoras Eliandra, Jurema, Gislaine e Sangislene receberam com entusiasmo e dedicação os cadernos que deverão estar com elas no dia da aplicação.
Os pais e professores que irão fazer parte da Comissão de acompanhamento são: Eli, Marcilene, e Marina Braga.
A Equipe também abrilhantou este momento fazendo doações especiais de alimentos para os alunos.
 



Reunião para estabelecer o dia da Mostra Cultural


Coordenadora Pedagógica Zoraine Rezende participando de uma importante reunião para estabelecer o dia da Mostra Cultural, sobre  Patrimônio Municipal  Deixando definido para o  dia 14/11/2014 na Escola Municipal Higino Guerra . A reunião aconteceu juntamente com as professoras Eliandra (4º ano) e Miriam Silva (5º ano), supervisora Celia e Diretora Maria Aparecida.